domingo, 19 de dezembro de 2010

Tempos verbais (Baseado no livro: "O mundo de Sofia."


Lá ficaria o Ágora. Ficaria a Acrópoles. E Atenas não iria ser só o berço da Europa. Também iria ser o berço da Filosofia. Era onde Sócrates conversaria com o seu jovem discípulo Platão. Lá seria julgado Sócrates, no Areópago.
Sócrates iria ser acusado de introduzir novos deuses e de corromper a juventude. Sócrates quer que as pessoas pensem por si mesmas. Se as pessoas pensarem sobre as conseqüências de suas palavras terão de julgar-se a si mesmas. Sócrates temerá mais as fofocas do que todos os julgamentos do mundo. Falava-se grego clássico.
Sócrates diria: “aproximar-me-ia de um homem que seria considerado sábio. E pensaria que eu era mais sábio que ele. Só seria mais sábio do que ele se soubesse que não era mais sábio do que ninguém”. Ainda “dizia que: se o matariam prejudicariam mais a Atenas do que a ele mesmo”.
Sócrates tem dito que Platão deverá manter e guardar a tradição. Disse: foi mais nobre sofrer uma injustiça do que cometê-la e quem fez injustiças fez mal a si mesmo. Ele beberá a taça de cicuta e dirá que não será mais difícil escapar da morte, porque todo soldado saberá e bastará sair correndo. Será mais difícil escapar da maldade, pois ela correrá mais rápido do que nós.
Platão vê a sombra e diz que todas as coisas na natureza são meras sombras das idéias eternas. Mas muitos se contentam com as enganosas sombras. Eles são como o povo das cavernas. Vêem as sombras projetadas na parede e não se perguntam o que criou as sombras. Não se atrevem a deixar a caverna para descobrir o sol ou a verdade.
Aristóteles tem pensado que todas as coisas da natureza têm o potencial de assumir uma determinada forma. Segundo ele o mundo tem se dividido em diferentes substâncias. Seres inanimados e seres animados.
Nada tem se escondido tudo tem estado sempre aqui. Plantas, animais e seres humanos. O que tem diferenciado os homens dos animais tem sido a capacidade de filosofar.
Os cínicos procurariam a felicidade. Diógenes viveria num tonel e teria somente um cajado, uma túnica e um pão.
Um dia Diógenes sentaria na frente do seu tonel e Alexandre se aproximaria. Alexandre perguntaria o que Diógenes queria e Diógenes responderia que queria somente que Alexandre se retirasse, para que o sol pudesse brilhar sobre ele.
Pouco antes das quatro, o Império Romano se partiu em dois. Às oito em ponto, começa o dia de aula. Só os monastérios podiam ter escolas.
Às 10, a primeira escola catedrática foi fundadas e às 12 surgiu a universidade.
Na idade média, 30% das crianças morria antes de 1 ano de idade.
Hildegard von Bingen sobreviveu e cresceu num monastério. Papas e imperados a consultavam porque acreditavam que ela tinha um contato maior com Deus. Ela foi uma das grandes compositoras de música gregoriana. Para ela, a música e a arte eram expressão do divino; o modo de o homem solicitar o perdão dos seus pecados.
No século 13, houve um homem chamado Tomás de Aquino. Ele defendia que Deus se revelava tanto na Bíblia como na Razão.
Depois veio a bússola. Ela foi essencial durante o Renascimento.Possibilitou que os exploradores encontrassem novos continentes.Durante esta época os filósofos se dedicaram à Ciência.Rocco Spinotti foi o arquiteto de um grande palácio.O enxofre foi a substância do momento.O renascimento foi como o aniversário de quinze anos depois do qual a Europa se abre ao mundo.Foi uma época de experimentação e investigação das questões vitais. Shakespeare escrevia dramas.Ser ou não ser eis a questão.Nicolau Copérnico afirmou que a terra rodava sobre o sol.Antes do renascimento a terra era considerada o centro do universo. O Clero havia decretado que esta crença deveria continuar. Somente após trezentos anos sua crença foi aceita. Leonardo da Vinci foi arquiteto, matemático e engenheiro.Gutenberg inventou a imprensa.Ele inventou os tipos móveis, letras de metal que podem ser ordenadas. A imprensa auxiliou a difusão das idéias, começou-se a ler mais. A igreja deixou de ter o monopólio sobre o conhecimento. Francis Bacon disse que o conhecimento é o poder.
Depois, tem ocorrido a revolução porque o povo tem tido fome. Lênin tem dito: "Pão para o povo, terra para os fazendeiros, paz para o país e poder para os soviéticos. A dialética de Hegel tem sido a base do marxismo. Tem sido chamado revolução russa. Tem sido escrito o manifesto comunista.
Descartes dirá: cogito, ergo sum, isto é, penso logo existo. Ele dirá que há uma fronteira evidente entre o espírito e a matéria. Entre a alma e o corpo.Existirá algo que influenciará os processos mecânicos. A razão será enfatizada.Descartes irá defender que o corpo e a alma funcionarão de forma autônoma.
Seria o divã, ele seria de Freud.Seria a hipnose e a psicanálise. O inconsciente existiria. A forma de se resolver o problema seria fugir para seu sub-consciente e distrair o autor que escreveria o livro de sua vida. A melhor hora de fugir seria quando o autor não estivesse olhando.
Transcrito por Victor Dias Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário